ADMINISTRAÇÃO  


Distribuidores avaliam conjuntura econômica ( 06/05/2015 )

O cenário econômico adverso, com medidas de arrocho tributário e a acirrada concorrência aviltando os preços do papel. Essa foi a tônica da reunião realizada na sede da FecomercioSP, em 10 de abril, reunindo distribuidores ligados à Andipa e ao Sinapel, com assessores jurídicos e representantes de outras entidades do setor papeleiro.
Analisando a conjuntura atual, os participantes do encontro concordaram que as medidas fiscais são necessárias para a recuperação da economia brasileira, o que deve ser um processo lento, com possível crescimento por ganho de produtividade. No entanto, ressaltaram que o impacto deve ser grande no setor que já vem sofrendo com redução de demanda pelo avanço das mídias eletrônicas e a forte atuação de fabricante nacional na distribuição.
A soma dessas variáveis deve precipitar processos de consolidação no segmento, já que “o mercado de distribuição de papel hoje é menor do que no passado e não comporta mais tantos players”, conforme analisa o presidente do Conselho Diretor da Andipa, Vitor Paulo de Andrade, lembrando que os sucessos obtidos no combate às fraudes com papel imune estão ajudando a redimensionar o mercado, eliminando aqueles que não têm genuína vocação para atuar no setor.
Congêneres
Enriquecendo as discussões, o Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional), Reinaldo Espinosa, falou sobre o momento atual do setor gráfico, apresentando dados da produção física, da balança comercial, geração de empregos e de investimentos. Espinosa também mostrou aos distribuidores as ações da campanha Two Sides no Brasil, que tem como objetivo a valorização do papel e da comunicação impressa.
Representando o segmento editorial, o executivo Fábio Amato também falou do panorama atual. “O desafio dos veículos é encontrar um modelo rentável de faturamento da publicidade digital que sustente as operações”, destaca ele, que é diretor de Logística e Industrial da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e da Editora Globo.

 
 VOLTAR