ADMINISTRAÇÃO  


Two Sides Brasil ( 06/05/2015 )

Andipa e Sinapel recebem certificado

O apoio das entidades representantes do segmento de distribuição e atacadista de papel à campanha de valorização da comunicação impressa foi reconhecido com a oferta do Certificado de Adesão na categoria Entidade Signatária, entregue na primeira reunião anual do Conselho da Two Sides Brasil.
Andipa e Sinapel estavam entre as entidades contempladas no ato simbólico de reconhecimento dos esforços empreendidos em prol da desmitificação do uso do papel e o combate a ações depreciativas da comunicação impressa. “Muitos fazem marketing à custa de condenar o papel, meramente com intuito de reduzir suas despesas com impressos e postagem. Não podemos mais permitir isso”, afirma Vicente Amato Sobrinho, presidente executivo da Andipa e presidente do Sinapel.
Balanço e planejamento
Lançada no Brasil em abril de 2014, a campanha Two Sides tem como objetivo desfazer mitos e difundir informações confiáveis sobre a sustentabilidade do uso do papel e da comunicação impressa, além de combater o greenwashing, que atribui apelo sustentável a informações equivocadas.
Com apoio de mais de 40 entidades, representantes de 80 mil empresas, geradoras de 615 mil empregos diretos e faturamento na casa dos US$ 40 bilhões, a Two Sides Brasil alcançou grande repercussão desde o lançamento. “Sua aceitação é, em si, um indicador de que a Two Sides chegou no momento exato em que a cadeia do papel e da comunicação impressa brasileira precisava de uma voz representativa para reafirmar sua sustentabilidade e importância, tanto na geração de empregos, riquezas e tecnologias, quanto na difusão da informação e do conhecimento”, afirma Fabio Arruda Mortara, country manager da Two Sides Brasil e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP).
O esforço de mobilização rendeu bons resultados em 2014, como anúncios em jornais, revistas e periódicos, participação em feiras e eventos de vários segmentos econômicos, além do lançamento de canais de comunicação – website e newsletters – para divulgação da campanha.
Uma das principais ações no ano passado foi a pesquisa nacional Opinião sobre a Comunicação Impressa, realizada pelo Instituto Datafolha. Com índice de confiabilidade de 95%, a pesquisa ouviu 2.074 pessoas com idades acima de 16 anos, em 135 municípios. Dentre os dados relevantes, a mostra mostrou que 80% da população consideram a leitura em papel mais agradável do que em tela e preferem esse meio para a guarda de documentos.
Na reunião também foram apresentadas as propostas e o cronograma para 2015, que incluem ações contínuas, educacionais, promocionais e eventos, além do lançamento da cartilha Mitos e Fatos para Crianças.

 
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