ADMINISTRAÇÃO  


FecomercioSP, apoio sólido e decisivo ao comércio de papel ( 11/11/2015 )



Endereço frequente de reuniões do setor de papel, o edifício localizado no bairro Bela Vista, em São Paulo, é muito mais que um importante ponto de encontro e realização de eventos setoriais. O moderno prédio da Rua Doutor Plínio Barreto abriga a sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), onde são discutidos importantes assuntos e empreendidas iniciativas que afetam diariamente as atividades comerciais, inclusive do mercado de papéis.

Talvez poucos tenham se dado conta de que frequentam as instalações da Federação porque fazem parte desta Casa, são responsáveis por mantê-la, mas acima de tudo, de que são os que podem usufruir da sua estrutura, dos benefícios, e principalmente do poder que ela conquistou e representa. Todas as empresas do setor e ações referentes ao comércio de papéis estão ligadas à FecomercioSP, representadas pelo Sindicato Nacional do Comércio Atacadista de Papel e Papelão, o Sinapel.

Focado às suas funções sindicais, o Sinapel apoia os assuntos de interesse coletivo, atuando em conjunto com outros representantes setoriais, em especial com as associações nacionais dos Distribuidores de Papel, a Andipa, e dos Aparistas de Papel, a Anap. A somatória das competências e esforços das entidades resulta no fortalecimento do segmento de distribuição perante o mercado de papel, os governos e a opinião pública. “Contar com a estrutura e a força da FecomercioSP tem sido fundamental nessa missão”, afirma Vicente Amato Sobrinho, presidente do Sinapel.

Partilhando soluções e problemas

Integrar a Federação permite que os sindicatos e empresas tenham acesso a informações estratégicas e apoio nas suas atividades, como formação, capacitação e demandas junto ao poder público. A grandeza dessa Casa do Comércio é enaltecida nas atividades de seus 14 Conselhos, nos inúmeros trabalhos técnicos - como indicadores, estudos e suporte aos filiados, nas publicações dirigidas e promoção de eventos.

Para lidar com os diversos pleitos dos vários segmentos do comércio, os Conselhos são divididos nos seguintes temas: Executivo de Viagens e Eventos Corporativos; Superior de Direito; Defesa do Contribuinte (Codecon); Comércio Varejista; Comércio Externo; Comércio Atacadista; Conselho de IT Compliance e Educação Digital; Sustentabilidade; Serviços; Relações do Trabalho; Desenvolvimento Local; Comércio Eletrônico; Assuntos Tributários; e, Assuntos Sindicais.

Além dos Conselhos, a Federação tem reuniões regulares que propiciam a partilha de informações e conhecimento, contando com a presença de renomados especialistas ligados ao comércio, de representantes do poder público, de acadêmicos e estudiosos, além de notórios líderes setoriais.

Os integrantes da FecomercioSP também contam com uma ampla cesta de benefícios que englobam desde apoio técnico para gestão do negócio até questões jurídicas e relações trabalhistas, passando por saúde e previdência, além das estruturas do Sesc e do Senac.


FecomercioSP

Nascida em 1938 da união de 17 sindicatos patronais, hoje a FecomercioSP é constituída por 155 sindicatos empresariais representativos das categorias econômicas do comércio atacadista, comércio varejista, dos agentes autônomos do comércio, do comércio armazenador e do turismo e hospitalidade, estabelecidas no Estado de São Paulo. Entidade sindical de grau superior, a FecomercioSP integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e faz a gestão do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no estado de São Paulo, além do Centro do Comércio do Estado de São Paulo (Cecomercio).

 
 VOLTAR