ADMINISTRAÇÃO  


Abigraf, Andipa e Aner discutem os desafios atuais ( 28/12/2015 )

Como elos complementares da cadeia produtiva, os segmentos da indústria gráfica, da distribuição de papéis e das editoras partilham desafios para assegurar o futuro do setor diante do atual cenário. Esse foi o tom da reunião conjunta realizada no dia 10 de novembro, na sede da FecomercioSP, entre representantes da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), da Associação Nacional dos Distribuidores de Papel (Andipa) e da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner).

Com ampla pauta, englobando temas como abastecimento, custos e riscos da importação, crédito e inadimplência, a reunião começou com a discussão do momento atual e o futuro do distribuidor de papel, do gráfico e do editor. Os números da indústria gráfica do primeiro semestre e a projeção para o ano de 2015 ilustraram bem o momento de dificuldade enfrentado por todos. Os dados do Departamento de Estudos Econômicos (Decon / Abigraf) mostram queda acentuada na produção física da indústria gráfica, que deve fechar o ano em -7,5% ante o resultado de -2%, em 2014, superando a média da indústria de transformação, prevista em -5% neste ano, ligeiramente acima dos -4,3% apurados no ano passado.

Na apresentação, o diretor de Relações Institucionais da Abigraf, Reinaldo Espinosa, destacou que os resultados e perspectivas são reflexos da associação de três fatores: a conjuntura econômica; o avanço das mídias digitais; e questões estruturais, como o excesso de oferta no mercado gráfico. Segundo ele, o desequilíbrio entre a oferta e a demanda é o fator que mais pesa nos resultados, mas trata-se de uma situação previsível e que foi agravada pela crise que o País atravessa.

De acordo com a Abigraf, são pouco mais de 20 mil gráficas em atividade no Brasil, das quais 80% são microempresas, 16,9% são pequenas empresas e apenas 3,1% são de médio e grande porte. Portanto, para a maioria das gráficas que faz compras diárias de pequenos volumes, a presença e atuação dos distribuidores de papel são de suma importância para que o gráfico tenha acesso à matéria-prima fundamental na atividade.

No encontro, foi enfatizado que os segmentos têm mais convergências do que divergências e que deve prevalecer o objetivo final de ser competitivo, colocando ao consumidor produto de qualidade e com preço baixo. Promovido pela Andipa, o evento teve total apoio e adesão, contando com a presença de convidados ligados a outros segmentos, entre eles representantes de fabricantes estrangeiros. Por incentivo dos participantes, as reuniões devem se repetir com regularidade para discutir os temas de interesse comum e estreitar os relacionamentos, construindo alternativas de apoio mútuo para superar os momentos de crise e os problemas estruturais, em prol do futuro do setor.

 
 VOLTAR