ADMINISTRAÇÃO  


Participação do distribuidor é valiosa ( 16/12/2016 )

“Participação do distribuidor é valiosa para a indústria gráfica”, diz presidente da Abigraf

Capilaridade, logística e acesso ao crédito são pontos essenciais para a indústria gráfica e diferenciais que os distribuidores de papéis oferecem. A importância da distribuição foi destacada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional) e do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP), Levi Ceregato, em entrevista exclusiva ao NewsPaper.

“Nesse processo de verticalização da indústria, no que diz respeito às pequenas gráficas, que correspondem a 96% do mercado gráfico, não sei se a indústria teria aptidão para assumir os custos dessa logística e pulverização”, avalia, explicando que do total de cerca de 20 mil gráficas, em torno de 19 mil são pequenas empresas e estão espalhadas pelo território nacional.

Enfatizando que é extremamente importante a preservação e o incentivo às distribuidoras, Ceregato ressalta que além do papel, principal matéria-prima para as gráficas, os distribuidores entregam outros produtos, como chapa, tinta, químicos e materiais secundários. “A indústria de papel não tem como agregar isso ao seu portfólio“, diz destacando ainda que a relação de proximidade também favorece a concessão de crédito e a flexibilidade de negociação, especialmente em momentos de crise como a que assola o Brasil.

 
 VOLTAR