ADMINISTRAÇÃO  


INFORME LBZ - Leite de Barros Zanin Advocacia ( 04/09/2019 )

Fique Atento! Fraudes com Players do Mercado de Papéis Aumentaram Significativamente

O boleto bancário se tornou com o passar dos anos um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros por ser prático, simples e acessível para todos, entretanto, ao longo dos últimos meses houve também um crescente aumento do popularmente conhecido “golpe do vendedor falso”.

Nesta modalidade de golpe, um suposto vendedor anuncia a venda de produtos através de sites com endereços suspeitos e quando o cliente final inicia o processo de compra, a conversa é direcionada para o e-mail, WhatsApp ou outro bate-papo com a promessa de um desconto tentador.

Em outras manobras, o cliente final recebe um e-mail ou mensagem com ofertas tentadoras e atrativas, com links que, na verdade, direcionam para um site falso. Acreditando se tratar de uma página confiável, a vítima é induzida a pagar o boleto falso e o dinheiro é direcionado à conta do criminoso e o produto nunca é entregue.

Para não ser vítima de quaisquer tipos de ações criminosas e/ou diminuir o envolvimento das empresas em casos como este, se recomenda atenção máxima com o endereço da página a ser acessada e nunca se acessar links ou anexos de e-mails suspeitos.

Além disso, para as empresas se torna essencial a ampla divulgação dos chamados alertas e/ou avisos de fraude, com o objetivo de levar ao conhecimento dos clientes finais as práticas empreendidas no mercado e, de outro lado, para minorar os efeitos de eventuais acionamentos judiciais, todos os casos de tentativa de fraude que chegarem ao conhecimento das empresas deverão ser corretamente comunicados à autoridade policial competente.

A equipe da LBZ Advocacia, como sempre, está à disposição para auxiliar nas repercussões desse tema, orientando na elaboração dos alertas e na condução das comunicações às autoridades competentes.

SÃO PAULO - Av. 9 de Julho, 3893 - Jardins CEP 01407-100
(11) 3043-4888

 
 VOLTAR