![]() |
ADMINISTRAÇÃO | |
![]() Caminhando para seus 100 anos de atividades, a Passalacqua está vivenciando a pandemia do coronavírus de formas diferentes em suas 11 filiais, sediadas em oito cidades de seis estados brasileiros. Em cada cidade, as restrições para as operações seguem a evolução dos casos de contaminação e as medidas locais para conter a propagação da doença. “Em nenhum momento fechamos totalmente qualquer filial, mas mudamos a forma de operar para preservar a todos”, contou Danilo e Silva Virdes, gerente comercial do grupo, que falou ao NewsPaper sobre os impactos da pandemia nas atividades de distribuição. Com realidades diferentes em cada região, a empresa continuou atendendo regularmente, embora com forte queda na demanda, sem demitir funcionários, nem alterar suas jornadas. De acordo com o gerente, o ano de 2020 começou bem, com o primeiro bimestre concretizando as boas perspectivas, até que a chegada da pandemia do novo coronavírus, em março, mudou completamente a situação. Nos meses seguintes, o fluxo seguiu irregular, mas com desempenho melhor que o previsto, inclusive quanto à inadimplência. “É um ponto ainda preocupante e alto frente aos nossos números normais”, disse o gerente, explicando que há prorrogações e as negociações são caso a caso. Mesmo diante das incertezas atuais, o gerente avalia que as eleições municipais geram grande expectativa para o segmento de papel e devem alavancar as demandas gráficas. Ainda assim, Danilo Virdes observa que o pleito deste ano deve ser diferente de qualquer outro, em função das restrições de ações em função da pandemia do coronavírus. Origem Em 1924 nascia, em Ribeirão Preto-SP, a Casa de Couros Calisto Passalacqua, que levava o nome de seu fundador, um imigrante italiano. Já sob o comando do filho Silvio, nos anos 60 a empresa entrou nos ramos de plásticos e sintéticos e na década seguinte no ramo de revestimentos e construção civil. O segmento de papéis gráficos veio nos anos 90. Hoje administrada pela quarta geração da família, a companhia tem foco no mercado de distribuição em duas áreas: a Passalacqua Papéis e a Passalacqua Decor. O segmento Decor é dividido em duas categorias: a Tapeçaria, que atende os setores moveleiro e automotivo, e a de Revestimentos, voltada à construção civil. Em 2019, o segmento de papel respondeu por pouco mais de 70% do faturamento geral da Passalacqua. Danilo Virdes disse que no primeiro semestre deste ano a participação do ramo gráfico caiu para 60%, o que indica que os outros mercados foram menos afetados pela pandemia. |
ANDIPA - Associação Nacional dos Distribuidores de Papel Avenida Ipiranga, 104 - 16º andar - São Paulo - SP - CEP: 01046-010 Telefone: +55 (11) 3044-2214 ANDIPA ® 2012 - Todos os direitos reservados |