builderall
+55 (11) 3044-2214
andipa@andipa.org.br

O Setor

O setor papeleiro começa seu ciclo produtivo com o plantio de árvores, que serão colhidas para obter a celulose, matéria-prima para o papel. Com múltiplas aplicações, o papel tem várias classificações, de acordo com suas características e usos, que seguem as inovações tecnológicas e as necessidades dos consumidores. 

O Papel

Produto de origem milenar, o papel conta e acompanha a história da humanidade. Os dicionários definem como ‘substância de origem vegetal e consistência pastosa que, seca sob a forma de folha, pode ser usada de várias maneiras”. 

Produzido a partir de florestas plantadas, um recurso renovável, o papel é uma matéria-prima com alta taxa de reciclagem, biodegradável e sustentável. A cadeia do papel engloba os conceitos de economia verde e de economia circular, além de contar com certificações, que demonstram a origem sustentável de seus produtos e o manejo florestal responsável. Estas características são necessárias e ainda mais valorizadas na sociedade atual, diante das emergências ambientais e climáticas. 

Ao longo do tempo, as fábricas buscaram inovações para produzir diversos tipos de papéis, para os mais variados fins, com características e aplicações de acordo com as necessidades do consumidor. O mercado de papel convencionou classificar a produção em seis grupos: Embalagem, Imprimir e Escrever, Imprensa, Fins Sanitários, Cartão e Outros. Cada segmento de mercado tem seu ritmo de transformação, conforme as tecnologias e outras ferramentas impactam os hábitos de consumo.
 

Associação Nacional dos Distribuidores de Papel
© 2023 Todos os direitos reservados